Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Deltec Contabilidade de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei nº. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Para mais informações, você pode visitar nossa Política de Privacidade.
HÁ MAIS DE 40 ANOS NO MERCADO




Confiança do consumidor cai em fevereiro, diz FGV


Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (23) pela  Fundação Getulio Vargas (FGV), o  Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou uma queda de 1,1 ponto em fevereiro, totalizando 89,7 pontos, marcando o menor patamar desde maio de 2023 (89,5).

A confiança atingiu o seu menor nível em 9 meses, com a elevação das taxas de juros e o aumento do endividamento impactando o otimismo das famílias em relação ao futuro.

Este resultado marca o segundo mês consecutivo de queda, que foi impactado por uma diminuição de 2,3 pontos no Índice de Expectativas (IE), que alcançou 97,9 pontos, refletindo uma forte redução nos indicadores relacionados à perspectiva da situação financeira futura das famílias e da economia em geral. Esse declínio compensou um aumento de 1 ponto no Índice de Situação Atual (ISA), que alcançou 78,6 pontos.

“Apesar da queda gradual dos juros e do nível de endividamento, ambos permanecem elevados e exercendo fortes limitações na situação financeira das famílias, que é refletida na percepção pessimista dos consumidores”, disse Anna Carolina Gouveia, economista da FGV Ibre.

O Banco Central (BC) sinalizou no final de janeiro que vai cortar a taxa básica, a Selic , de 11,25% para 10,75% a partir de março. Seria um corte de 0,5 ponto percentual do patamar atual e o menor nível desde março de 2022.

 

Fonte: IG