Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Deltec Contabilidade de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei nº. 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Para mais informações, você pode visitar nossa Política de Privacidade.
HÁ MAIS DE 40 ANOS NO MERCADO




Prazo para tirar 2ª via do título eleitoral termina hoje


O prazo para solicitar a segunda via do título de eleitor para as Eleições 2022 termina nesta hoje (22). O pedido pode ser feito presencialmente, no cartório eleitoral da zona de cadastro, e também pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em ambos os casos, a pessoa interessada em tirar a segunda via do documento usado na votação precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral. Isso significa que você não pode ter débitos pendentes com o órgão, incluindo multas por deixar de votar e justificar em eleições passadas.

Pendências relacionadas ao trabalho de mesário ou violações do Código Eleitoral também impedem a realização do serviço. Caso isso aconteça, o eleitor precisa quitar seus débitos com a Justiça Eleitoral primeiro, para então solicitar a nova via do documento.

Cumpre os requisitos? Basta se dirigir ao cartório eleitoral da zona referente ao seu cadastro (consulte os endereços no site do TSE) para obter a nova via. Se você prefere realizar o procedimento online, siga as dicas abaixo.

 

2ª via do título de eleitor pela internet
Para tirar a segunda via do título de eleitor online, vá à opção “Autoatendimento do eleitor” na página do TSE. Em seguida, clique em “Imprimir título eleitoral” e digite os dados solicitados pelo órgão.

É necessário informar nome completo, CPF ou número do título eleitoral, a data de nascimento, o nome da mãe e o nome do pai (ou marcar a alternativa “não consta”, se for o caso). Na sequência, clique em “Entrar” e siga as instruções na tela.

Se estiver tudo correto, basta realizar os procedimentos descritos no sistema do TSE para imprimir a segunda via do título de eleitor.

 

Como votar sem o título
Perdeu o prazo para solicitar a segunda via do título eleitoral? Ainda assim será possível votar, apresentando qualquer documento oficial com foto — carteira de identidade, carteira de motorista, certificado de reservista, passaporte, carteira de trabalho ou identidade funcional emitida por órgão de classe.

Outra alternativa é usar o aplicativo e-Título, versão digital do título eleitoral. Ele está disponível para Android e iOS, atendendo aos eleitores em situação regular.

 

Fonte: TecMundo | 22/09/2022